Saídas Fotográficas do Projeto porto alegre


NOITE NOS MUSEUS


IAPI

Projeto Porto Alegre 2019

A atividade fotográfica Projeto Porto Alegre, desenvolvida pela Escola de Fotografia Projeto Contato de 2005 até 2010 e reeditada no anos de 2015 e 2016, é retomada em 2019 com uma nova roupagem.

O PROJETO PORTO ALEGRE é uma atividade da Escola de Fotografia Projeto Contato que busca montar um mosaico de imagens da cidade, de seus habitantes e de seus espaços, através de saídas fotográficas a lugares e eventos típicos da capital.
As saídas são realizadas uma vez por mês, sempre para lugares diferentes, abertas a fotógrafos iniciantes ou que queiram desenvolver a fotografia como linguagem e técnica, e, ainda, participar de grupos para a discussão dos trabalhos individuais.
A atividade tem sempre três etapas: um encontro preparatório com a história e as características do local ou evento e a discussão dos desafios técnicos que ele pode apresentar; o dia do passeio fotográfico; e encontros posteriores ao passeio para análise e discussão das imagens obtidas. Além disso, a estrutura do Projeto Contato está disponível para que os participantes organizem grupos de discussão e de estudo para aprofundar seu desenvolvimento teórico e técnico.

Na primeira edição da atividade, entre 2006 e 2010, o Projeto Porto Alegre registrou mais de 20 lugares entre bairros, ruas, espaços culturais, edificações, parques, eventos da religiosidade, do tradicionalismo e da cultura da capital. Estamos muito felizes em reeditar essa atividade! Temos um carinho especial por ela, por tudo o que ela propicia aos participantes, e principalmente pelas possibilidades de conexão que ela gera. Fortalece a nossa conexão com a cidade por meio do reconhecimento e do registro de seus espaços e habitantes e possibilita conectar outras pessoas à cidade através do nosso olhar.
A linguagem fotográfica escolhida para as atividades do Projeto Porto Alegre de 2005 a 2010 foi a da fotografia em preto e branco, usando câmeras analógicas.
As imagens são apresentadas na seção PROJETO PORTO ALEGRE da página do Projeto Contato.
Na atividade iniciada em 2019 estamos trabalhar com câmeras digitais e celulares, adequando o projeto aos novos procedimentos fotográficos, sempre buscando retratar a cidade, seus percursos e habitantes por um viés autoral.

Entre em contato

Você pode mandar um recado direto pelo whatsapp clicando aqui

Ou deixe aqui seu recado no formulário abaixo:


Informações: